Monitoramento de Link

O monitoramento de link irá ajudar a visualizar seus equipamentos ativos, assim como aplicações web e sites dos seus clientes que você administra.

Para acessar o Monitoramento de Link você deve ir em Configurações - Recursos - Monitoramentos.

Para criar um monitoramento de link você deve clicar em Links - Novo Monitoramento:

Para criar o monitoramento de link você precisa informar as seguintes informações:

Cliente: Selecionar o cliente que você irá monitorar. Tipo: Você tem a opção de criar dois tipos de monitoramentos, que são: Ping: Essa opção vai monitorar o link via Ping. HTTP: Essa opção vai monitorar via requisição HTTP. Nome: Neste campo você pode inserir o nome da pagina que vai ser monitorada. Destino: Neste campo você deve inserir o endereço do site ou o ip do mesmo, caso em Tipo você tenha selecionado a opção Ping, então nesse campo deve inserir o IP ou Host, mas caso você tenha selecionado HTTP, então deve adicionar o endereço da aplicação ou site que deseja monitorar.

Avançado: Caso você selecione o tipo HTTP , então irá habilitar um campo chamado avançado, onde pode configurar os parâmetros avançados.

Nos parâmetros avançados é possível mandar uma requisição com cabeçalho e corpo pré definidos.

Segue o exemplo de como é feito uma requisição em JSON para um endereço HTTP.

Após preencher todas as informações basta clicar em salvar e então já será iniciado o monitoramento, e dentro de alguns minutos os gráficos já irão mostrar as informações.

Status do link: Esse gráfico irá mostrar se o link está online ou off-line. Tempo de resposta: Aqui você terá o tempo de resposta do link que está sendo monitorado.

Para que a sua equipe seja avisada caso haja alguma inconsistência nos monitoramentos de link, foi adicionado uma métrica de gatilho chamada Link, que ao ser ativada irá enviar uma notificação, caso o link apresente alguma inconsistência:

Monitoramento de Recurso Foi adicionado o monitoramento dos recursos nesse campo, para facilitar a visualização de todos os monitoramentos ativos, e também para ativar o monitoramento avançado dos seus recursos.

Ao clicar em Novo Monitoramento você deve selecionar o recurso que deseja habilitar o monitoramento, e em Monitoramento você deve selecionar a opção Advanced que irá habilitar o monitoramento avançado.

Ao clicar em cima do nome do recurso irá abrir a janela com os gráficos com as métricas do monitoramento do recurso.