> For the complete documentation index, see [llms.txt](https://guia-de-uso.tiflux.com/llms.txt). Markdown versions of documentation pages are available by appending `.md` to page URLs; this page is available as [Markdown](https://guia-de-uso.tiflux.com/sistema/configuracoes/mesadeservico/modelos/modelos-de-apontamentos.md).

# Modelos de apontamentos

Os apontamentos se referem ao trabalho que o atendente executou naquela demanda do seu cliente, então caso os atendentes tenham uma rotina de trabalho que varie pouco, é possível fazer modelos de apontamentos, aí os atendentes podem escolher esse modelo, fazer alguns ajustes se necessário e finalizar o apontamento. Facilitando muito a rotina de trabalho.&#x20;

<figure><img src="/files/t3K5Ha25ue7swWkdCB9e" alt=""><figcaption></figcaption></figure>

### Criando novos modelos de apontamento

É importante destacar que os modelos de apontamentos ficam separados em grupos. Então, caso ainda não tenha um grupo, será necessário criar um, o que é um processo bastante simples, basta clicar no botão de **+Grupo de apontamento**, adicionar um **nome** para ele e clicar para **salvar**.<br>

<figure><img src="/files/Gvcgk1cM6yTxJfWzIWxl" alt=""><figcaption></figcaption></figure>

Agora que você já tem um grupo de apontamentos, podemos criar o modelo em si. Basta acessar um grupo de modelos e clicar no botão **+Novo Modelo**, será necessário adicionar dois campos:

**Nome**: É o nome do modelo, serve para que você identifique ele na lista de modelos, seja aqui nas configurações de modelo, quanto na hora de selecionar ele durante o apontamento.

**Descrição**: É o texto em si que será preenchido no texto do apontamento. Você também pode adicionar variáveis para personalizar o apontamento.

<figure><img src="/files/vlbBTmvvTH3x2FzF3Uj3" alt=""><figcaption></figcaption></figure>

Caso queira editar ou apagar um modelo, ou grupo de modelos, poderá fazê-lo pelo respectivo ícone.&#x20;

<figure><img src="/files/ykkzj7rb7vGL2k9Cfcus" alt=""><figcaption></figcaption></figure>
