Monitoramento X Monitoramento Avançado
Qual a diferença na prática? Como escolher qual usar? Veremos isso nesse tópico.
Last updated
Qual a diferença na prática? Como escolher qual usar? Veremos isso nesse tópico.
Last updated
O agente remoto da Tiflux possui uma ferramenta que nos permite fazer o monitoramento básico do computador em que ele está instalado, mas nós também possuímos um pacote de monitoramento avançado, já citamos ele nos tópicos de Gatilhos e de Monitoramento, em todo o caso, qual a diferença desses dois modos de monitoramento? Vamos analisar isso imediatamente.
Como dito anteriormente, o monitoramento básico é uma ferramenta padrão do agente remoto, então assim que você tiver a licença para usar o agente remoto já poderá usar essa categoria de monitoramento. Com ela você conseguirá monitorar os seguintes pontos:
Monitoramento de Antivírus: você poderá acompanhar pelo menu de recursos se o antivírus está atualizado ou não:
Acessando a aba Software e licenças você poderá verificar qual o antivírus instalado:
Monitoramento de Atualizações do Windows: você poderá acompanhar pelo menu de recursos se o Windows está atualizado ou não:
Acessando o dashboard do agente, aba atualizações, é possível verificar as atualizações pendentes e já instaladas na máquina:
Softwares Instalados: cada agente tem uma aba dedicada a softwares que estão instalados no agente:
Nesta tela, também é possível verificar informações de licenciamento do sistema operacional da máquina:
Enviar Arquivos: através do dashboard do agente, é possível enviar arquivos para a máquina do seu cliente através do agente:
Acesso Remoto Tiflux: ferramenta de acesso remoto desenvolvida pela própria Tiflux (para mais detalhes, clique aqui). Para ter acesso a essa ferramenta, você deverá possuir uma licença de Agente Remoto:
Acesso Remoto VNC: ferramenta de acesso remoto terceira integrada ao Tiflux. Para ter acesso a essa ferramenta, você deverá possuir uma licença de Agente Remoto:
Acesso Remoto Splashtop: ferramenta de acesso remoto terceira integrada ao Tiflux. Para ter acesso a essa ferramenta, você deverá possuir uma licença de Agente Remoto + (mais) licença Splashtop:
Executar Script: funcionalidade padrão do agente remoto, com ela você poderá rodar scripts na máquina do seu cliente através do agente remoto (para mais detalhes, clique aqui):
Serviços: funcionalidade padrão do agente remoto, permite ao técnico iniciar, parar e pausar os serviços da máquina do cliente:
Processos: funcionalidade padrão do agente remoto, permite ao técnico verificar os processos que estão rodando na máquina do cliente e encerrá-los se necessário:
Dashboard: funcionalidade padrão do agente remoto, permite ao técnico verificar informações detalhadas sobre a máquina, como: sistema operacional, processador, placa mãe, memória RAM, S.M.A.R.T de disco, entre outras informações:
O módulo avançado é um produto a parte e precisa de uma licença própria para ser usado. Uma vez que você tem a licença e faça a configuração correta para usar o monitoramento avançado, você conseguirá realizar as seguintes tarefas:
Todas as características do Monitoramento Básico: caso passe a usar o Monitoramento Avançado você não perderá absolutamente nada do monitoramento básico.
Uso de Gatilhos de Modo Geral: no Tiflux temos as configurações de gatilhos (para saber mais, clique aqui), elas nos permitem manter uma vigilância constante sobre determinadas áreas do computador em que o agente está instalado. As áreas que podem ser monitoradas por gatilhos são: processador, uso de disco, memória livre, S.M.A.R.T de disco, serviço, offline, link e Certificado SSL:
Aba Monitoramento no Dashboard do Agente: ao acessar o Dashboard do agente você verá que a aba de monitoramento estará ativa e com gráficos mostrando dados de várias áreas do computador em que o agente está instalado. Note que também poderá fazer isso delimitando um período:
Você também conseguirá verificar e monitorar os top 10 serviços de consumo de CPU e memória, assim como acompanhar de forma gráfica o desempenho do disco da máquina:
Através do dashboard de monitoramento, também é possível verificar os gatilhos já disparados para a máquina do cliente:
Aqui nos percebemos que se você pretende usar o agente remoto para acesso remoto e eventualmente consultar informações como, por exemplo, conferir se o "software x" está instalado naquela máquina, o monitoramento básico será suficiente. Agora se você precisa de um acompanhamento mais de detalhado e até mesmo receber notificações caso alguma coisa aconteça (a funcionalidade de gatilho) o monitoramento avançado é a solução para você.