Tiflux
Search
K
Links
Comment on page

Campos personalizados

Campos personalizados são informações adicionais que podem ser inseridas dentro de tickets, clientes, recursos e solicitantes.

Sumário:

O que são Campos personalizados?

Como o nome sugere, campos personalizados são campos que você pode criar para aumentar a quantidade de informações que serão registradas, eles podem ser adicionados em tickets, clientes, recursos e solicitantes. No caso de campos personalizados em solicitantes existe um limitador, só é possível ter um campo personalizado para solicitantes em toda a sua organização e ele poderá ter no máximo 5 campos.
É importante destacar que quando você está criando um Campo Personalizado você está criando, antes de tudo, uma área que irá guardar um ou mais campos.
Para acessar as Configurações dos Campos personalizados você deve ir em Configurações > Campos personalizados.
Essa é a tela inicial de Campos Personalizados.
Note que existem três abas que separam os campos conforme onde eles serão utilizados, seja em tickets, recursos ou clientes e solicitantes. Nela podemos ver uma ferramenta de busca, o botão para adicionar novos campos personalizados e a lista de todos os campos personalizados que você já tem. Note que na coluna Status existe um filtro, ou seja, se não estiver encontrando algum campo personalizado, confira que este filtro não esteja atrapalhando a sua busca.

Criando um Campo personalizado

Ao clicar em + Campo personalizado, abrirá uma aba solicitando as seguintes informações:
Nome: O Nome é o que irá identificar o campo personalizado, tanto no local onde está sendo usado, quanto na lista de campos personalizados, lembrando que Campo Personalizado, é antes de tudo, uma área onde os campos ficam. Então, se você precisa guardar informações referentes a compra de um produto, o nome do Campo Personalizado pode ser "Compra" enquanto o nome dos campos podem ser mais específicos como data da compra, garantia, fornecedor, etc.
Aplicado em: Aqui vamos inserir onde será utilizado o campo personalizado, seja no cadastro de tickets, clientes, recursos ou solicitantes.
Se for aplicado a clientes, aplicará ao cadastro de todos os clientes Se for aplicado aos recurso, aparecerá a opção de definir se será aplicado a um tipo de recurso específico ou a todos os tipos de recursos Caso aplicado aos solicitante, aplicará ao cadastro de todos os solicitantes, não se esqueça que só é possível ter uma por Organização e ela pode ter no máximo 5 campos. Caso aplicado ao ticket, aparecerá a opção de definir se será aplicado a uma mesa específica ou a todas as mesas
Descrição: É uma explicação geral do motivo desse campo personalizado existir, serve para gerenciamento interno. Item de menu: Essa opção se refere a como o campo será exibido, ele pode ser mais uma área de informações dentro da aba de Informações ou pode ser uma aba exclusiva dentro do seu ticket, cliente ou recurso. Veja as imagens abaixo:
Aqui está marcado como Item de Menu
Aqui não está marcada como Item de Menu
Após preencher todas as informações como achar melhor, pode clicar em Salvar. Você será redirecionado para o Campo Personalizado que acabou de criar, onde poderá

Adicionando campos

Você já criou o seu Campo Personalizado, agora vamos adicionar campos a ele para aumentar sua utilidade. Para isso clique no botão +Campo.
Abrirá uma janela solicitando as seguintes informações: Nome: Aqui você precisa inserir o nome para o campo. Se necessário, insira uma explicação curta em parenteses. Se for uma pergunta, não se esqueça do sinal de interrogação (?).
Tipo: Selecione o tipo de informação que poderá ser registrada aqui (texto, moeda, data, link, etc.). Cuidado! Pois após a criação não será possível realizar alteração de Tipo.
Campo obrigatório: Informe se o campo é obrigatório, ao tentar realizar fechamento de tickets e/ou alteração de recursos/clientes/solicitantes, o sistema impedirá o fechamento e pedirá pelo preenchimento.
Você pode criar vários itens dentro do campo personalizado, exemplo:
Caso seja necessário editar nome e/ou obrigatoriedade do campo, basta clicar no nome dele para alterá-lo.
Last modified 3mo ago